Atrasar a menstruação devido à contracepção de emergência é viável?

De Anónimo, a 4 de junho de 2008 22:57

Boa noite

A minha namorada tem 16 anos (quase 17) e ha dois meses tomou a pilula do dia seguinte desnecessariamente, logo que a tomou a menstruação veio. No mês seguinte também veio correctamente.

Este mês no dia 3 a gente teve junto, eu de calças de ganga e ela de pijama, tivemos em contacto mas sempre com a roupa a separar, não dei conta de ter largado esperma mas mesmo que tivesse acontecido, com a roupa a separar haverá possibilidade de ela engravidar?è que a menstruação deveria ter lhe vindo dia 23 de maio, e já são 4 de junho e nada (está atrasada 14 dias).

Espero por uma resposta o mais rápido possivel

cumprimentos

Resposta:

Boa Tarde,

Compreendo a sua angústia, mas não fique ansioso, porque se não houve colocação do esperma no interior da vagina, é impossivel uma fecundação. Logo o atraso correspondente à menstruação da sua namorada, não está relacionado com o facto de ter tido relações sexuais da forma como nos descreve, mas sim, pelo fcato de ser um dos possíveis efeitos da toma de contracepção de emergência, juntamente com estados de nervosismo e ansiedade pelos quais a sua
namorada deve estar a passar, mas terá de a tranquilizar, que este atraso não está interligado a uma gravidez.

Estes atrasos, motivados por as pílulas / contracepção de emergência, por vezes são de 30 ou mais dias. Se verificar que passa muito para além de um mês, a sua parceira deverá ser avaliada e observada
pela ginecologia.

Este atraso será regularizado durante os próximos dias, no entanto procurem ter relações sexuais protegidas, ou a sua parceira, ponderar, o início de toma da pílula regularmente (contracepção oral), para que estas situações não se voltem a repetir no futuro.

No entanto, não se esqueça que o único método que vos protege de doenças sexualmente transmissiveis é o preservativo. Mas caso façam os testes das DST's e estes não revelem nenhuma doença nem vírus associado, o melhor método neste caso seria utilizar a pílula.

Obrigada.

11 comentários:

Anónimo disse...

eu i meu namorado estavamos juntos á uma semana..
porem o contato foi minimo, e sem penetração..
a ejaculação ocorreu através da masturbação logo após.
porem, foi a segunda vez que tentamos fazer sexo..
e isso anda me deixando super nervosa..
posso ter engravidado??

Anónimo disse...

olá! boa noite doutora.

tenho uma namorada de 20 anos e nao fazemos sexo, porem em aproximados 15 dias estivemos juntos e aconteceu de nos masturbar, logo após esse fato a menstruação dela nao veio a mais de 2 semanas e nao nos lembramos de ter pego no sperma e colocado na vagina dela por acidente ... neste caso ocorre algum risco de gravides? lembrando que um ano antes ela ja ficou mais de 60 dias sem menstruação...

Anónimo disse...

Boa tarde!
Manha mestruação não corre a mais de de 3 meses e durante esse tempo eu não tive relaçães mais uma vez eu fiqui um ano sem mestruar isso e normal ou eu tenho algum problema,toda vez que eu vou a um gencologista ela manda eu fazer um exame mais sempre a maquina esta quebrada me ajude doutora.Obrigado pelo sua atenção espero sua esposta!
Atensiosamente
Tamires Antão

Anónimo disse...

ola boa tarde. eu tenho uma duvida que me segue a alguns dias. a minha ultima menstruaçao foi no dia 23 de julho, nao tive relaçoes sexuais para alem de me ter menstruado, neste momento ainda nao me veio a menstruaçao deste mes...
pudera me esclarecer?sera atrasado?

Canal de Sexologia Clínica disse...

Recomendamos que consulte o Canal de Sexologia Clínica na Clix, que colabora no esclarecimento de questões relacionadas com a sexualidade, onde a Dra Vera Ribeiro (Responsável pela consulta de sexologia do Hospital de St Louis) responde a estas questões.: www.sexologia.clix.pt

Anónimo disse...

tive relação sexual com meu namorado pela primeira vez utilizamos preservativo só q minha mestruação ainda ñ veio,era p ter vindo dia 27/06 e hj já é 29/06 . o q ta acontecendo???

Anónimo disse...

Hola. Meu nome e Andrea tenho 20 anos e a 2 meses atraz tome a pirula do dia seguinte, minha mestruacao atrasou 14 dias e desceu, minha ultima mestruacao desceu na data certa do ciclo de 28 dias, esse mes tive 2 vezes relacoes com meu namorado todas 2 com camisinha, na primeira percebi que tinha um liquido branco muito pastoso proximo ao penis dele quando ele parou a penetracao, mas pensei que era algo vindo de mim pq o esperma dele ainda estava todo dentro da camisinha, e o liquido era bem diferente do esperma, na segunda vez nao estava no meu periodo fertil mas tambem fiquei com medo pq ele tirou o penis antes mesmo de tirar a camisinha completamente de dentro de mim. a minha mestruacao esta hoja 4 dias atrasada e nao fiz nenhum tipo de uso de remedios para impedir uma gravides este mes.
Posso estar gravida.
Adoraria se respondesse a minha pergunta aqui no site..
Abracos.

Dra Vera Ribeiro disse...

Recomendamos que consulte o Canal de Sexologia Clínica na Clix, que colabora no esclarecimento de questões relacionadas com a sexualidade: www.sexologia.clix.pt

Anónimo disse...

Olá Dra... meu namorado me masturbou...e depis disso minha mesntruaçao não veio...ja está atrasada fazem duas semanas...Mas vele lembrar tambem que eu tomava anticoncepicional mais parai fazem uns dois meses..e antes de eu começar atomar era toda desrreglada... seráqeé por conta do anticoncepicional... ou pela masturbação que peguei alguma doença ou infecção? gavidez não é... isso teho certeza... Aguardo sua rsposta muito anciosa
att

Mariany

Anónimo disse...

Olá.. Boa Tarde
A 2 semanas minha mestruação veio, depois que ela parou no sabado,eu e meu namorado ficamos no domingo e no ato a camisinha estourou.. Logo ja paramos, só que meu namorado, não gozou dentro. Nisso no outro dia, tomei o Diad na segunda feira. Após issu comecei a ter dores de cabeça, injous. Minha menstruação veio novamente no sabado,. Isso é normal?. Menstruar 2 vezes no mesmo Mês? É Possivel uma gravidez?

Anónimo disse...

Olá.. Boa Tarde
A 2 semanas minha mestruação veio, depois que ela parou no sabado,eu e meu namorado ficamos no domingo e no ato a camisinha estourou.. Logo ja paramos, só que meu namorado, não gozou dentro. Nisso no outro dia, tomei o Diad na segunda feira. Após issu comecei a ter dores de cabeça, injous. Minha menstruação veio novamente no sabado,. Isso é normal?. Menstruar 2 vezes no mesmo Mês? É Possivel uma gravidez?